sexta-feira, 23 de julho de 2010

Cuidados para a Gestante

Gestação

Durante a gestação ocorrem varias mudanças no organismo além de desconfortos comuns da gravidez.
Ocorrem alterações no aparelho digestivo, levando ao aumento do apetite e sede, além de preferências e aversões a determinados alimentos podendo se acentuar.
As alterações na boca ocorrem com facilidade, as gengivas apresentam hiperemia e edema (inchaço) e sangram facilmente. Também ocorrem desconfortos como náuseas, vômitos, constipação (dificuldade em evacuar), hemorróidas, flatulências, câimbras, podendo também ocorrer a picamalacia, que é a compulsão para a ingestão de substâncias com pouco ou nenhum valor nutricional (ex: ingerir terra, gelo, fósforos queimados.).


Alimentos que devem ser consumidos

-Carboidratos: pão, macarrão, arroz, batata, mandioquinha, doces.
-Proteínas: carnes vermelhas, peixes, frango, leguminosas (feijão, lentilha, soja).
-Reguladores: legumes e verduras.
-Vitamina A: fígado, leite integral, manteiga, couve, agrião.
-Acido Fólico: vegetais folhosos, fígado, leveduras, brócolis e espinafre cozidos, repolho cru, gérmen de trigo, gema de ovo.
-Cálcio: leite, queijo, iogurte, sardinha, gema de ovo.
-Fósforo: peixe e frango.
-Ferro: fígado, beterraba crua, banana prata, feijão, melado de cana.

Alimentação durante a gestação

• Todas as necessidades dietéticas devem ser aumentadas proporcionalmente para suprir a demanda.
• O ideal é seguir uma dieta balanceada, já que no período de gravidez aumenta a necessidade de calorias, vitaminas B6 e B12, ácido Fólico, cálcio e fósforo, zinco, iodo, ferro e flúor.
• Consumir bastante líquidos durante o dia e reduzir o consumo de sal nas preparações dos alimentos.
• Evitar o consumo de adoçantes sintéticos no primeiro trimestre da gravidez. Pois não apresentam benefícios nutricionais.
• Evitar a ingestão de alimentos muito açucarados.

Importância desses nutrientes na gestação.
As proteínas devem ser aumentadas em virtude de sua contribuição especifica para o crescimento e desenvolvimento materno e fetal.
Vitaminas (em geral) são muito importantes para a saúde da gestante, para a formação do feto e formação de anticorpos para o mesmo.
O Ácido Fólico tem um papel muito importante na formação e crescimento de diversos tecidos, como músculos, nervos e células do sangue. Por isso é tão importante na gestação, pois a sua carência pode levar o feto a diversos defeitos congênitos, como anencefalia e espinha bífida prevenindo também anemias.
Cálcio e fósforo são importantes para o suprimento das necessidades maternas e para o desenvolvimento ósseo e dentário do feto.
O zinco é essencial para o funcionamento de todas as células, órgãos e tecidos do nosso organismo. Tem participação no paladar e do olfato, ajudando a captar e distinguir diferentes odores e sabores.
O Iodo participa na formação do feto, pois sua carência pode levar ao bócio endêmico e ao cretinismo (retardo mental irreversível associado a dois dos seguintes sintomas: surdo-mudez, alterações neurológicas, baixa estatura ou hipotiroidismo).
O ferro é necessário para a captação de oxigênio da placenta. Ele é armazenado no fígado do feto, e utilizado e esgotado após o nascimento, principalmente nos 4 a 6 meses de vida se não for amamentado exclusivamente com leite materno.

22/07/20010 Alessandra Vargas (Secretaria Clin Life e tec. Nutrição)

Nenhum comentário:

Postar um comentário